domingo, 24 de abril de 2011

Babacas mentirosos


Eita! Hoje estou inspirado! Domingão, na cama, de cueca ainda e a segunda postagem do dia em um ano que não escrevi quase nada! E nem tomei café! Mas achei melhor escrever antes que a idéia desapareça.

Um tipo de babaca que eu acho repugnante, são os do tipo que adoram contar vantagem e pior ainda são os que se baseiam em mentiras. Mas o incrível mesmo é que mentem com uma convicção tamanha que muitos acabam achando que é verdade!

Minha antiga turma conheceu um maluco, maluco mesmo, que afirmou que após assistir ao show do Metallica os músicos os abordaram na rua de helicóptero, jogaram uma escadinha e o deixaram em casa!

O primo de uma pessoa muito próxima a mim, que recebeu a alcunha de "insuportável", namorou com uma menina que era a cara de uma modelo (era só a que estava em mais evidência na época) e sempre que eu ia embora ela chegava! O bicho era tão chato que tem uma ex-namorada dele que não fala comigo até hoje, só porque ele me apresentou como amigo dele! Eu tenho problemas de sono até hoje por causa disso, antes eu levava cinco segundos pra dormir, agora levo seis segundos!

Eu sou tão vítima desse idiotas, que eu estou ficando desconfiado de tudo que me contam, é claro que às vezes finjo que estou desconfiando só pra encher o saco do meu interlocutor, não dá pra abandonar cem por cento da babaquice!

Voltando ao assunto, esses sujeitos mentem, mas mentem de um jeito, mas sempre visam mostrarem-se experts em tudo! São muito bons em esportes, relacionamentos, só saem com as mais gatas, participam das melhores aventuras, conhecem todo mundo que é famoso, etc!

Para minha vida, eu decidi me afastar de pessoas desse tipo, apesar de renderem boas risadas após conversar com elas!

alcunha
al.cu.nha
sf (ár al-kunyah) Apelido dado a alguém, quase sempre denotativo de uma particularidade ou defeito.

expert
ex.pert
(écspert) sm+f (ingl) Especialista: Sou um expert nesse assunto, e sei que você está enganado.

interlocutor
in.ter.lo.cu.tor
sm (inter+locutor) 1 Pessoa que fala com outra. 2 Indivíduo incumbido por outros de falar em nome de todos.

visar
vi.sar
(lat visare, freq de videre) vtd 1 Dirigir a vista ou o olhar para mirar: Visar a tela do cinema. vtd 2 Apontar (arma de fogo) contra; dirigir o tiro para: Visar a caça, visar o alvo. vtd 3 Pôr o sinal e visto em: Visar um documento. vti 4 Ter em vista qualquer coisa; dispor-se, mirar, pretender, propender, propor-se a: Visar a um objetivo, a um ideal, a uma realização. (Nesta acepção já está sendo bastante usada a regência com o objeto direto: Visar um objetivo, um ideal etc.).

Vazio


Essa postagem originou-se de um pedido de uma pessoa muito próxima a mim. Gostaria de deixar bem claro que não sou psicólogo, também não atuo na área da psicologia e que tudo que escrevo tem raíz nas minhas experiências, observações e conversas com amigos. Qualquer problema dessa ordem, sugiro procurar um profissional habilitado!

Meus queridos quase seis leitores assíduos e leitores esporádicos, sabe aquele vazio no peito que a gente sente? O que será isso? Eu não faço a menor idéia, na verdade, eu acredito sinceramente, que cada pessoa tenha um vazio diferente, pelo menos é isso que tenho observado.

Cara! Esse vazio no peito é um dos sentimentos mais perigosos que a gente pode ter. A incontável possibilidades de merda que a gente pode fazer com nossas vidas pra preencher esse vazio é foda, nos faz fazermos muita merda mesmo! Uma pessoa com esse vazio no peito é um prato cheio para religiosos inescrupulosos (pastores, padres, elderes, anciões, pais de santo, ateus, gurus, etc.), para namorados(as) mal intencionados, fanáticos em geral (futebol, políticos e por aí vai) e toda gama de gente que não presta.

Muitos já me disseram que esse vazio no peito é a falta de Deus em nossos corações, mas, eu observei que esse vazio é, em umas das possibilidades, o que falta para criarmos a base onde vamos sustentar todas as nossas convicções de nossa vida. É claro que quando construímos nossas convicções em algo imortal, imutável, eterno, sendo real ou apenas uma idéia, dificilmente ficaremos decepcionados e acabamos por preencher esse vazio. Esses muitos também me disseram que pessoas felizes não procuram a Deus. Obvio, o resumo da felicidade está em não ter esse vazio no peito, um convite a imaginação, imaginemos um sujeito que preencheu esse vazio com a presença de uma bela mulher que conheceu, casou, teve filhos, etc. Um belo dia essa mulher se vai (independente do motivo). O que fica? O vazio! Esse vazio pode ser preenchido com qualquer coisa, time de futebol, álcool, religião. Porra quem nunca viu isso? "Depois que fulana se foi, fulano mudou muito!"

Na postagem anterior eu falei sobre a ânsia que as pessoas tem em sentirem-se superiores umas as outras, isso é só mais uma maneira de preencher esse vazio!

Meus queridos quase seis leitores assíduos e leitores esporádicos, confesso que para preencher esse vazio fiz muita merda, mas eu não sou ateu, eu tenho minha convicção religiosa, e acho isso uma base tranquila e saudável para preencher esse vazio, mas meus amigos, isso não pode ser a única coisa, a serenidade e a tolerância com pessoas de pensamento contrários aos nossos, fazem muito mais bem a nós mesmos do que aos demais. Não devemos esquecer que o "bicho homem" é um animal social, quando nós nos relacionamos bem com nossos semelhantes, quando somos aceitos como parte de um grupo esse vazio vai embora. Afinal qual a semelhança entre família, religião, torcida organizada, partido político, grupo de estudo? Porra, são grupo de pessoas, a gente pode não perceber, mas a gente procura um grupo para ser aceito como parte desse grupo, é isso que preenche nosso vazio! Ah! eu virei skinhead porque essa é minha filosofia de vida, mentira, entrei para um grupo. Opa agora sou pagodeiro! Não, entrei para um grupo! Me converti a religião tal! Entrei para um grupo.

O desespero para querer ser aceito em um determinado grupo nos faz fazermos cada babaquice! (é claro que não podia faltar isso!)

inescrupuloso
i.nes.cru.pu.lo.so
adj (in+escrupuloso) 1 Que não tem escrúpulos; que não é escrupuloso. 2 Que não hesita em lançar mão de meios desonestos ou desleais. 3 Que não é meticuloso.

sábado, 16 de abril de 2011

Mas afinal, o que é babaquice?

Já dissertei muito sobre o tema, contudo, para definir de maneira resumida o tema babaquice, consideremos como nada mais que, um conjunto de ações tolas que tem o intuito de fazer a autopromoção de seus autores. Por Exemplo:

- Quando um canalha abusa dos sentimentos de uma garota para satisfazer seus instintos sexuais ou simplesmente para se promover ante seus "amiguinhos";

- Quando uma garota abusa da boa vontade de rapazes tímidos ou desprovidos de malícia (normalmente acompanhada da frase "compra pra mim");

- Garotos e garotas sem noção, que fazem brincadeiras para aparecer, mas não tem critério para fazê-las, acabando por executá-las em horas impróprias;

- Pessoas que, para se auto-afirmarem, passam a humilhar alguém que esteja incapaz de se defender;



- Pessoas que se apoiam em objetos adquiridos, bens materiais ou grana para se auto-afirmarem ante os demais;

Esses são só alguns exemplos, mas dá pra perceber que a babaquice se apoia em qualquer futilidade para que seus autores se sintam "aceitos" pela sociedade!

A gente pode considerar como uma criatura babaca, todo ser humano que tenha essas atitudes inseridas em sua personalidade, ou seja, que a babaquice faça parte de sua idiossincrasia, mas o que não quer dizer que pessoas pacatas não executem esses atos de vez em quando. Veja mais sobre isso em:
Deixando de ser um babaca para se tornar... Um babaca?
Tipos e graus de babaquice
Bobalhões

Eu percebi, que o bicho gente, se sente mais feliz se achar que é superior a alguém, desde o mais aristocrata até o mais vagabundo. Por exemplo, já vi várias vezes alguns vagabundos humilhando uns aos outros para sentirem-se "melhor", por causa disso já me questionei muitas vezes se, não seria a ausência desse sentimento, de "ser melhor que alguém" a causa de muitos suicídios.

Por causa disso, percebi também que, quando se quer deixar de ser babaca, e para isso, o sujeito tenta se afirmar em cima dessa pseudo-superioridade, só está mudando de tipo de babaquice, mas continua babaca. Ninguém é melhor do que ninguém, você pode ser superior no futebol, mas o "superado" pode ser melhor em informática!

Quer deixar de ser babaca, aprenda a ser gente, tudo que nós plantamos se volta para nós, então vamos plantar coisas boas. Santo Agostinho disse: "se as pessoas soubessem as vantagens que há em ser bom, seriam pessoas de bem por egoísmo"!

Aos meus quase 6 leitores e leitores eventuais o meu abraço e um ótimo feriadão a todos!!

auto-afirmação
au.to-a.fir.ma.ção
sf (auto4+afirmação) Psicol Necessidade íntima do indivíduo de impor-se à aceitação do meio; afirmação. Pl: auto-afirmações.

babaca2
ba.ba.ca2

adj
e s m+f (de boboca) Tolo, bobo, bobóca.

desprovido
des.pro.vi.do

adj
(part de desprover) 1 Sem provisões. 2 Que não tem; privado ou carente de: Uma porta desprovida de fechadura. 3 Sem recursos. 4 Des­prevenido, desaparelhado.

dissertar
dis.ser.tar
(lat dissertare) vti e vint Fazer dissertação; discorrer, discursar: Dissertava muito bem sobre política. Dissertou então a respeito dos novos programas. Gostava de dissertar.

fútil
fú.til
adj (lat futile) 1 Leviano, frívolo. 2 Vão, inútil. 3 Que tem pouca ou nenhuma importância.

idiossincrasia
i.dios.sin.cra.si.a
sf (gr idiosygkrasía) 1 Med Constituição individual, em virtude da qual cada indivíduo sofre diferentemente os efeitos da mesma causa. 2 Psicol Qualquer detalhe de conduta peculiar a um indivíduo determinado e que não possa ser atribuído a processos psicológicos gerais, bem conhecidos. Var: idiocrasia.

pseudo-
pseudo-
elem comp (gr pseudés) Exprime a idéia de falso: pseudocefalia.