segunda-feira, 24 de maio de 2010

Fanáticos (2)


Esse assunto é longo! Existe uma máxima, se não me engano foi dita por Victor Hugo, que diz que, quem ri do que desconhece está a um passo de se tornar um idiota.

Para um fanático, aquilo que ele acredita é absoluto, a crença dos outros é falsa, herética, absurda, ridícula, etc.

No ateísmo também existem fanáticos, na mesma intensidade dos fanáticos religiosos! Quando entramos em comunidades ateístas podemos ver declarações extremas e desrespeitosas. A maioria deles nutrem um forte ódio aos fanáticos religiosos, mas nem se tocam que estão agindo exatamente igual, porém, no outro extremo! Veja a postagem: "Escola de Ateus?"

Se você gosta de alguma coisa, qualquer coisa, e essa paixão se transforma em ódio quando você se vê contestado, cuidado! Quando, em uma roda de bate-papo, todo assunto abordado, você dá um jeito de inserir e mostrar essa sua paixão, cuidado! Você é ou está se tornando um fanático! Mas cuidado principalmente com outros fanáticos, eles vão sempre te dizer o que você deve fazer, como fazer, e cheio de "eu acho"!

Dois termos que me deixam com "o pé atrás"! "Tem que" e "eu acho"! Por exemplo! "Eu acho que pra você ser feliz, você tem que casar e ter filhos!" Nossa sociedade é cheia disso! Quando veem alguém solteiro logo pensa, "coitado! ele deve ser tão triste"! É o fanatismo social!

Veja também a primeira postagem: Fanáticos

"Ser contestado é ser constatado."
"A tolerância é a melhor das religiões."
"A vida já é curta, mas nós tornamo-la ainda mais curta, desperdiçando tempo."
Pensamentos de Victor Hugo

contestação
con.tes.ta.ção
sf (lat contestatione) 1 Ação de contestar. 2 Contenda. 3 Dir Resposta fundamentada do réu, que refuta, contradiz ou se opõe ao libelo do autor no processo. 4 Confirmação de um testemunho com outro. 5 Altercação, debate, questão, polêmica. 6 Negação. 7 Contradição.

herético
he.ré.ti.co
adj (baixo-lat haereticu) 1 Que diz respeito a heresia. 2 Em que há heresia. sm Herege.
heresia

he.re.si.a
sf (gr haíresis+ia1) 1 Doutrina que se opõe aos dogmas da Igreja. 2 fam Absurdo, contra-senso, disparate. 3 Ato ou palavra ofensiva à religião. Var: heregia.


Fonte da Imagem: http://chocolatequente.blogspot.com

2 comentários:

  1. Oi Wilbor,

    Meu amigo, estou um pouco aperreada agora.

    Passei aqui só pra fazer um pedido.

    Peço orações pra pessoa mais preciosa da minha vida: meu pai (jose maria).

    Ele não vinha passando bem, e ontem (domingo,23/05/2010) pediu pra ir ao hospital. No momento, ele está na UTI sendo medicado e acompanhado.

    Antecipadamente, agradeço as orações.

    Um forte abraço

    Da amiga, Sandra Coelho.

    ResponderExcluir
  2. Oi Sandra! Me manda um e-mail pra dizer como estão as coisas! xbbc@sapo.pt

    Abraço e melhoras!

    ResponderExcluir