segunda-feira, 31 de maio de 2010

Velhos Hábitos!

Estava eu na minha aula de dança, tudo tranquilo até o momento que o professor resolve passar um passo novo! Acontece que esse novo passo fazia um movimento que era exatamente o oposto dos passos até então usuais. Então comecei a praticar o novo passo, mas o pé, por conta própria ia sempre pro lado oposto, como os passos antigos!

Outro dia, estava eu, saindo do Shopping e como este estava um pouco cheio, havia fila para sair com o carro. Eu tenho como hábito, só inserir o tíquete de estacionamento quando, o carro da frente passar pela cancela automática e abrir espaço suficiente para eu passar com o meu carro! Esse hábito é devido eu desconfiar de certas tecnologias, e para evitar do carro ficar parado sob a cancela automática por mais tempo devido ao congestionamento e ver a cancela abaixando e amassando o veículo. Pois bem, nesse dia um sujeito com um carro um tanto, como posso dizer... Ah sim, podre de velho e mau cuidado, entrou na minha frente, como comigo, no meu carro, haviam algumas amigas minhas e eu estava distraído conversando, nem percebi que o sujeito passou pelo aparelho onde os tíquetes são inseridos para abertura da cancela, sem inserir tíquete algum. O sujeito estava esperando eu inserir o meu tiquete para sair, o que iria resultar em uma tremenda dor de cabeça pra mim! Graças ao meu hábito, eu fiquei esperando ele passar pela cancela e abrir espaço, mas ele ficou parado. Foi aí que me toquei do golpe! É claro que o babaca espertalhão teve que sair pela lateral, retornando ao estacionamento e fazer o pagamento devido.

Engraçado como o nosso cérebro opera, quando fazemos atividades repetitivas ele começa a operar como se estivesse no automático! Acabamos agindo como máquinas e todas as informações que nos chegam, damos respostas e ações mecânicas! A vida passa e não percebemos, se não cumprirmos as rotinas estabelecidas pela repetição de atividades parece que algo está faltando, corremos, diariamente, o risco de desenvolver o chamado transtorno obsessivo compulsivo! O pior, parece que cada um de nós tem um controle remoto igualzinho do filme "Click"!

Dei-me dei conta dessa situação nesse fim de semana, quando fui numa baladinha diferente! Quando dei por mim estava agindo como o babaca de sempre! Achei interessante, é por isso que temos dificuldades de abandonar certos hábitos! Nas situações em que já estava acostumado, reprogramei minhas atitudes e respostas mecânicas, contudo, quando surgiu um evento diferente, meus velhos hábitos ressurgiram! Temos que aprender a "reprogramar" nosso cérebro diariamente! Alguém diz, "hoje vou mudar", esquece filho, se não aprendermos a mudar "a partir de hoje", não só hoje, fica impossível! É um trabalho duro, difícil. mas dá pra fazer! "Vambora"!!! Isso serve pra todo mundo, babacas ou não!

Nenhum comentário:

Postar um comentário