quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Bicho humano


O pior babaca é aquele que faz mal a si mesmo. Eu tenho uma divagação bastante extensa a respeito desse assunto, viajo muito nele, mas vou tentar resumir e não sair do tema!

O ser humano, assim como algumas espécies animais é uma criatura social, da mesma forma, como os leões, os lobos, os cães selvagens, babuínos, entre outros. Dentro de cada uma dessas espécies existe a necessidade de um líder que vai guiar todo o grupo para, por exemplo, uma caçada! Isso faz com que a liderança seja a todo momento testada! O seu cachorro quando fica pulando em você, não é porque ele gosta de você, ele está testando sua liderança! Quando ele deita de costas com as patas para o ar, não é porque ele está fazendo charme, ele está se submetendo à sua liderança.

Com o bicho humano, não é diferente, os animais para garantir a liderança, constantemente têm que mostrá-la, aí então surge o "bullying" (isso é na escola, entre os adultos, nas empresas, é chamado de assédio moral). O lado racional do bicho humano, por muitas vezes se rende ao lado instintivo. A carga hormonal de cada um, fala mais alto que a própria vontade de ser feliz!

O que acontece é que, todo o mal que eu faço, sempre volta para mim. Eu não estou querendo ser bonzinho, pregar alguma religião, seita, curso de culinária de micro-ondas, nada disso! As pessoas que disseminam discórdia entre seus familiares e companheiros, estão fadadas a encarar a solidão no futuro! Muitos querendo a soberania do seu grupo inventam mentiras uns para os outros, envenenando as relações, destruindo vidas, matrimônios, namoros, etc. Mas aos poucos cada indivíduo vai percebendo essas artimanhas, e vão aos poucos excluindo esse ser de suas vidas! Eu estou longe de ser um cara bonzinho, de ser santo, mas parodiando o grande filósofo católico conhecido como Santo Agostinho, "Se o homem soubesse as vantagens de ser bom, seria homem de bem por egoísmo"!

E mais uma vez, não estou pregando pipoca nenhuma, é um fato! Se eu quero ter amigos, em primeiro lugar preciso ser amigo! Se eu sacaneio meus clientes, logo, não terei mais clientes!

Eu tenho (mas costumo dizer que tive) uma tia que tinha esse hábito de semear a discórdia entre nós, seus pobres parentes, lembro que na época em que convivíamos muito, eu e meu irmão vivíamos em pé de guerra, saíamos literalmente na porrada! Teve gente que disse que era por causas zodiacais! Meu irmão é taurino e eu geminiano. Mas, porém, contudo, entretanto, todavia, ela casou e mudou! Depois disso, meu irmão e eu nunca mais brigamos seriamente! Só percebi que toda aquela desarmonia era causada por ela, quando há alguns anos tivemos a infelicidade de ver uma prima nossa se voltar contra nossa mãezinha! Achamos estranho, porque nossa adorada mãe sempre adorou aquela menina, mas ao investigarmos o que estava acontecendo, eis que surge a figura da nossa querida titia, com suas mentiras e discórdias!

Não que eu odeie minha titia, mas não dá pra conviver com gente assim, o que eu aprendi com isso é, não dá pra acreditar de cara no primeiro sujeito que chega falando de alguém, agora, se mais de uma pessoa chega contando a mesma coisa, é prudente investigar, antes de brigar com alguém por causa de algo que foi contado, mais uma vez, é prudente investigar, observar o jeito da pessoa, os "traíras" sempre se entregam. Eu sempre digo, a melhor maneira de deixar de ser babaca, é estar atento e observar o que se passa pelo mundo ao nosso redor!

divagação
di.va.ga.ção
sf (divagar+ção) 1 Ato de divagar. 2 Afastamento do tema de conversa ou de qualquer fala; digressão.
fadado
fa.da.do
adj (fado+ado3) Predestinado.
zodiacal
zo.di.a.cal
adj m+f (zodíaco+al3) Relativo ao zodíaco. (Não sei porque o dicionário não fala logo do horóscopo!)


Nenhum comentário:

Postar um comentário