terça-feira, 24 de agosto de 2010

Religião!


Hoje eu acordei com vontade de causar polêmica! Minha vida anda um tanto monótona e senti uma enorme vontade de chutar o pau da barraca!

Até agora, depois de quase cem postagens ainda não recebi nenhuma contestação!

Eu não vou me posicionar religiosamente, porque não convém, eu tenho minha fé, claro, contudo eu respeito todas as linhas religiosas, tanto porque eu tenho amigos espalhados por diversas religiões e pensamentos filosóficos, amigos no budismo, candomblé, islamismo, pentecostalismo, catolicismo, testemunhas de Jeová, rosacruz, judaísmo, espiritismo, etc.! Ah! Ateus também! Inclusive, alguns ateus, hoje, estão agindo como verdadeiros fanáticos religiosos!

Eu não vou falar sobre os fanáticos, eu vou falar sobre os babacas que aceitam tudo sem questionar! Se qualquer um, tem sua afinidade por qualquer linha religiosa isso deve ser respeitado! Só que o perigo é que, dentro de cada organização existe uma hierarquia formal e informal! O grande perigo está em aceitar o dogmatismo sem nenhum critério, o famoso "se fulano falou, tá falado!"

Aceitar a opinião do padre, do pastor, do elder, do ancião, do pai de santo, et caetera, assim como suas vertentes femininas, sem passar pelo filtro do bom senso é uma estupidez inominável! Esses(as) respeitosos(as) líderes, são humanos e estão sujeitos às falhas que todos temos! Muitos podem me acusar de ter pouca fé, mas esse fator de doutrinação cega foi responsável pela criação das fogueiras inquisitoriais, dos homens bomba, do fanatismo, da intolerância religiosa, da noite de São Bartolomeu, etc.

Não podemos esquecer que, esse absurdo de aceitar tudo sem questionar, foi responsável pela vergonhosa escravidão que ocorreu no Brasil! De repente foi decretado que os índios tinham alma e não podiam ser escravizados, sorte deles, nossos irmãos negros não tiveram a mesma sorte, decidiram que eles não tinham alma. Eu falei sorte dos índios? Desculpem, eles não podiam ser escravizados, mas foram quase exterminados, violentados, tiveram suas terras usurpadas, etc.

Não podemos esquecer também, que, dentro de uma mesma instituição existem pensamentos bastante diferenciados! Alguns até absurdos! Vou citar como exemplo o que já vi no cristianismo, dentro de uma determinada instituição conheci um sujeito que acabou adquirindo muita credibilidade a ponto de decidir com quem você deve falar, quem pode frequentar as reuniões, ou seja, quem vai pro céu e quem vai pro inferno! Dentro daquela organização descobriu-se uma ex-prostituta, coitada, só faltou ser apedrejada, eu me perguntei: "Ué! E o perdão e o amor que é a base do cristianismo onde fica?" Eu sempre falo, basta o primeiro babaca agir que todos os outros se manifestam!

dogmatismo
dog.ma.tis.mo
sm (lat dogmatismu) 1 Conjunto das proposições que se têm por princípios inegáveis num sistema: Dogmatismo de Spencer (filósofo inglês). 2 Atitude presunçosa dos que querem que sua doutrina ou suas afirmações sejam tidas por verdades inconcussas. 3 Atitude sistemática para crer, afirmar ou negar categoricamente. 4 Escola filosófica oposta ao cepticismo.

etc
etc.
Abreviatura da locução latina et caetera, que significa e o mais, e outras coisas, e assim por diante.

inominável
i.no.mi.ná.vel
adj (lat innominabile) 1 Que não se pode nomear, a que não se pode dar nome. 2 Baixo, revoltante, vil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário