segunda-feira, 17 de maio de 2010

Perigo! Um babaca em sua vida!


Os babacas do tipo A são criaturas deveras nocivas. Nossa vida é muito curta, e o segredo da felicidade é mais simples do que podemos imaginar, não dá pra desperdiçar a única vida que nós temos, no momento, com um babaca!

Eu estava lendo a resenha do livro "Manual para sobreviver aos babacas" do autor estadunidense, professor Robert Sutton e achei seu estudo vital para sobrevivência profissional de empresas e funcionários. Não é de se estranhar o fato de muitos de nós ter passado pela "gerência" de um babaca do tipo A e geralmente com 9 a 10 graus na "escala Wilbor". A resenha mostra um exemplo de como identificar um babaca desse tipo: "Um autêntico exemplar da espécie tem uma marca registrada - está sempre diminuindo gente mais humilde e adulando os superiores".

Isso faz me lembrar de uma babaca que atua no meu local de trabalho! (Uebas! Lembrei de mais um exemplo de mulher babaca!). Um diretor, mas não um diretor qualquer, era somente o terceiro da hierarquia, estava conversando com duas simpáticas senhoras que cuidam com todo carinho de nossa saúde e higiene. A babaca, além de ter esse título, detém o título de estúpida, após presenciar essa cena, inquiriu o referido diretor:

- "Como um homem do seu nível fica dando atenção a essas mulheres da limpeza?"

E esse grande homem deu uma resposta digna de seu cargo:

-"Depois dessa sua pergunta, sou mais elas do que você!"

Como diria uma grande amiga minha: "Viiiixe!!!"

Lembro-me outra ocasião quando fui dar um recado ao meu chefe, e este estava conversando com a diretora dele. Após eu repassar o recado, antes dele falar qualquer coisa a diretora dele começou a gritar comigo, que só passei o recado!

- "Não, Não e Não eu Não vou permitir isso..."

Eu olhei pra ela com aquela carinha de "É comigo?", segurei-a pelos ombros e disse com toda tranquilidade:

- "Calma, conta até dez, respira fundo e passa seu recado, sem gritar!" Então ela começou a gritar de novo, só que agora me caçoando:

- "Não, Não e Não eu Não vou permitir isso..." e ria da minha cara! Só porque tenho cara de babaca! Oh! Como sofro!

Uma empresa de sucesso, só atinge esse patamar, quando cada unidade que compõe sua equipe de trabalho são pessoas de sucesso! Um chefe incompetente, geralmente é sempre um babaca do tipo A com 9 ou 10 graus na "escala Wilbor"! Esse energúmeno alçou um bom cargo devido a técnica do puxa-saquismo e/ou o famoso "tapetão", isso quando não é parente de alguém influente. Acontece que, quando surge dentro do quadro de funcionários alguém competente, talentoso(a), pró-ativo(a) e/ou empreendedor(a), em primeiro lugar o babaca se escora no(a) sujeito(a), roubando suas idéias, enchendo-o(a) de responsabilidades além de podar qualquer possibilidade de acensão na hierarquia da instituição. E quando não consegue mais "sugar" as "energias" desse funcionário(a), começa a perseguir, podar e/ou boicotar. É o famoso assédio moral.

Se você tem um chefe desses, lute para mudar de setor ou de emprego, porque provavelmente você não irá a lugar algum. Agora se você ocupar um cargo na esfera estratégica de alguma empresa, aprenda a identificar essas criaturas daninhas chamados dirigentes babacas do "tipo A", porque eles desmotivam qualquer equipe e destroem talentos, desagregando valor a qualquer produto e/ou serviço, e o pior, seus talentos podem acabar migrando para seu concorrente estando ainda capacitados e treinados!

Assédio moral
É a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções.
Fonte: Wikipedia

energúmeno
e.ner.gú.me.no
sm (gr energoúmenos) 1 Possesso do demônio. 2 Indivíduo desnorteado. 3 Pessoa que, dominada por uma paixão, pratica desatinos. 4 pop Imbecil.
estadunidense

es.ta.du.ni.den.se

adj m
+f (top Estados Unidos+ense) Relativo aos Estados Unidos da América do Norte. s m+f Habitante ou natural desse país.
Fonte: Dicionário Michaelis

Fonte da imagem: http://kikoisa2009.blogspot.com/

3 comentários:

  1. Oi Wilbor,

    Boa Noite !

    Nesse últimos dias, tenho lido bons artigos (inclusive os comentários) naqueles blog's que lhe recomendei, lembra ?

    - www.papodehomem.com.br
    - www.nao2nao1.com.br

    Voce foi lá ? Visitou ? O que achou ?

    Insisto nessa pergunta porque percebo, nos seus post's, que voce compartilha suas experiências visando ajudar pessoas. E, portanto, vejo que lá (nos blog's que recomendei) voce TAMBÉM daria uma significativa contribuição.

    O que voce acha, meu amigo ?

    Um abraço.

    Da sua amiga

    Sandra Coelho.

    P.S. Se vc ler esse comentário, por gentileza, me dê algum sinal.

    Depois voltarei por aqui, com mais calma, para comentar sobre o assunto abordado pelo texto. No momento, só lhe digo que o meu apelido no trabalho era PARABÓLICA !!!(hahaha)

    Inté !

    ResponderExcluir
  2. Olá Sandra!
    Por enquanto eu só vi o nao2nao1. Muito interessante!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oi Wilbor,

    Fico feliz !!! (por voce ter gostado do que viu até o momento.)

    Um abraço !!

    Sandra Coelho.

    P.S. Quando vi o banner do nao2nao1 por aqui, "desconfiei" q vc tinha passado por lá.

    ResponderExcluir